Skip to main content
Popular Press
Bêbado chuta robô e julgamento pode definir nosso futuro ao lado de máquinas inteligentes
GALILEU (2015)
  • Editorial Office
Abstract
Quando o assunto é a relação dos seres humanos com as máquinas, a discussão costuma se restringir à tensão que poderia surgir no dia em que a inteligência dos computadores ultrapassarem a nossa. Com eles no comando, o que seria de nós? Enquanto esse dia não chega, situações mais corriqueiras e menos épicas do que uma guerra entre homens e máquinas começam a pipocar pelo mundo e aos poucos vão preparando o terreno para o momento em que a convivência entre robôs e homens seja algo simplesmente normal. Exemplo: qual a diferença entre agredir um robô e agredir outro ser humano? E entre dar um tapa em um computador travado e dar um chute em um robô?
Recentemente um homem embriagado andava por uma calçada no Japão quando encanou com a atitude de um recepcionista na entrada de uma loja. Achou por bem chutá-lo. Até aí, nada de muito esquisito, muitas brigas de rua começam com um enredo parecido. Mas acontece que o recepcionista era Pepper, um robô humanoide criado para interagir com humanos e que provavelmente teve seu sistema interno prejudicado graças à agressão.
Disciplines
Publication Date
October 6, 2015
Citation Information
Editorial Office. "Bêbado chuta robô e julgamento pode definir nosso futuro ao lado de máquinas inteligentes" GALILEU (2015)
Available at: http://works.bepress.com/weng_yueh_hsuan/52/