Skip to main content
Article
Assentamentos informais e habitat: uma análise de caso na cidade de Posadas, Argentina
Procesos Urbanos (2020)
  • Walter F Brites, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Instituto de Estudios Sociales y Humanos. Argentina.
  • Lic. Miguel Avalos
Abstract
Este artigo desenvolve uma abordagem exploratória, com análise descritiva, de diferentes casos de assentamentos informais na cidade de Posadas, Argentina. Uma cidade onde o surgimento de novos assentamentos e a quantidade de população que neles habita o tornam um caso empírico, crucial para esses estudos. As ligações entre habitat, saúde e pobreza são evidentes, no quadro das condições socio-urbanas. Além da vulnerabilidade no acesso à terra e ao déficit habitacional, os moradores de assentamentos enfrentam vários problemas em termos de emprego, alimentação, saúde, educação, saneamento ambiental, etc. Por outro lado, além das restrições estruturais, é interessante saber como elas experimentam as adversidades inerentes ao meio ambiente e quais são as práticas individuais ou coletivas que desenvolvem para superar as dificuldades cotidianas.
Keywords
  • terra urbana,
  • serviços;,
  • Saude,
  • habitação
Publication Date
Winter July 1, 2020
Publisher Statement
Procesos Urbanos
Citation Information
Brites, W.F., Avalos, M.A. (2020). Asentamientos informales y hábitat: un análisis de casos en la ciudad de Posadas, Argentina. Procesos Urbanos. 7(1):e476. https://doi.org/10.21892/2422085X.476
Creative Commons license
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons CC_BY-NC International License.