Skip to main content
Article
VALORIZANDO A LEITURA EPISTEMOLÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Educação Temática Digital Unicamp (2014)
  • Susy Cristina Rodrigues
Abstract

Demonstramos neste trabalho a importância dos estudos sobre a epistemologia para problematização, desconstrução de preconceitos e contribuição na elaboração qualificada na produção de conhecimento científico. É apresentada a leitura epistemológica de uma pesquisa concluída com o título: “A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas” (CAMPOS, 2008), com base teórica em Sánchez Gamboa (2012, 2013). Ao final desta leitura, após identificar a matriz paradigmática entre a construção da pergunta e da resposta na referida pesquisa, propõe-se o pensamento sobre os limites, erros, acertos e escolhas na pesquisa, a partir do valor da epistemologia.

Keywords
  • Educação,
  • Epistemologia,
  • Pesquisa
Publication Date
April, 2014
Publisher Statement
Este artigo possui direitos autorais. O conteúdo pode ser utilizado ou publicado apenas se citada a fonte. Como citar este documento: RODRIGUES, Susy Cristina. Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação. ETD – Educ. temát. digit., Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 36-47, jan./abr. 2014. ISSN 1676-2592. Disponível em: . Acesso em: 30 Abr. 2014.
Citation Information
Susy Cristina Rodrigues. "VALORIZANDO A LEITURA EPISTEMOLÓGICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO" Educação Temática Digital Unicamp Vol. 16 (2014)
Available at: http://works.bepress.com/susy_rodrigues/3/