Skip to main content
Presentation
Notas sobre a importância da liberdade individual para a educação em recursos humanos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016)
  • Renata Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Abstract
O protagonismo dos direitos humanos opera na metafísica ocidental e in uencia os mais variados saberes em nosso tempo. Em países como o Brasil, é recorrente o manejo dos valores humanitários por dois grupos com certas características bem peculiares. O primeiro grupo pensa os direitos humanos como uma escala eterna e imutável de valores, que merece ser conservada para a garantia de uma suposta ordem e segurança. Por sua vez, há um segundo grupo que visualiza os direitos humanos como salvaguarda de certo “multiculturalismo” contra dominações imperialistas de culturas “hegemônicas”.
Nesses breves apontamentos, a tentativa será a de suscitar os esquemas mais triviais desses dois grupos, no sentido de traçar uma rota alternativa para uma proposta de educação em direitos humanos. O exame que se apresenta é no sentido de um olhar menos contaminado em relação aos esquemas coletivistas, tanto dos conservadores quanto dos progressistas no Brasil. 
Keywords
  • Direitos Humanos. Liberalismo. Hayek
Disciplines
Publication Date
2016
Location
Porto Alegre
Citation Information
Renata Ramos. "Notas sobre a importância da liberdade individual para a educação em recursos humanos" Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016)
Available at: http://works.bepress.com/renata-ramos/23/