Skip to main content
Presentation
O Arranjo Produtivo Local de Turismo da Rota da Amizade como ferramenta de desenvolvimento regional: uma análise a partir do pensamento schumpeteriano
IV Encontro de Economia Catarinense. 29 a 30 de abril de 2010 (2010)
  • Jorge Amaro Bastos Alves, Faculdade de Campina Grande do Sul
Abstract

Analisa-se neste artigo a evolução do desenvolvimento regional a partir do modelo de organização industrial estruturado em forma de Arranjo Produtivo Local (APL) entre firmas e outras instituições, com vistas a ampliar suas capacidades competitivas. Este artigo é baseado em um estudo de caso do APL Rota da Amizade localizado no Meio Oeste do Estado de Santa Catarina, que foi realizado a partir de um trabalho de consultoria interna desenvolvido pelo autor nesta entidade, na área da economia regional, englobando a elaboração de políticas e procedimentos comerciais e de marketing, em nível regional, nacional e internacional, e, o follow-up das ações efetivadas pelo APL junto à cadeia regional produtiva do turismo. A metodologia utilizada contou também, com uma revisão bibliográfica sobre o processo de desenvolvimento econômico cujo agente fundamental é a figura do empresário inovador, esteado no pensamento de Schumpeter (1911), bem como, acerca do arranjo institucional decorrente deste APL como elemento catalisador do desenvolvimento do turismo, e facilitador do desenvolvimento regional. Utilizou-se ainda de pesquisa documental junto ao APL Rota da Amizade. O artigo conclui que o APL em questão produziu alguns indicadores econômicos, que embora, favoráveis, não resolverão a questão do desenvolvimento regional, em face de que, a raiz dessa questão está também no fortalecimento do capital social, e dos arranjos institucionais existentes, e não apenas fortalecendo o capital como gerador de emprego, renda e lucro. Palavras-chave: Arranjo Produtivo local; Desenvolvimento regional; Turismo regional.

Keywords
  • Arranjo Produtivo local,
  • Desenvolvimento regional,
  • Turismo regional.
Publication Date
April, 2010
Citation Information
Jorge Amaro Bastos Alves. "O Arranjo Produtivo Local de Turismo da Rota da Amizade como ferramenta de desenvolvimento regional: uma análise a partir do pensamento schumpeteriano" IV Encontro de Economia Catarinense. 29 a 30 de abril de 2010 (2010)
Available at: http://works.bepress.com/jorgeab_alves/7/