Skip to main content
Article
O Cuidador de Enfermagem e o Cuidar em uma Unidade de Terapia Intensiva / The Nursing Caregiver and the Caring in Intensive Care Units
UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde (2013)
  • Everton Fernando Alves
Abstract

Diversos fatores são considerados agressivos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os quais não atingem apenas os pacientes, mas também os cuidadores de enfermagem, uma vez que estes participam desde procedimentos complexos até morte de pacientes. Dessa forma, muitos cuidadores de enfermagem passam por dificuldades em sua rotina diária que influenciam o modo de cuidar. O objetivo deste estudo foi identificar os aspectos vivenciados pelos cuidadores de enfermagem que atuam em uma UTI - Adulto. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido junto a 21 cuidadores de enfermagem da UTI - Adulto de um hospital escola do Paraná. A coleta de dados foi realizada nos meses de maio e junho de 2009 através de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Por meio da análise de conteúdo, foram identificadas quatro categorias: analisando os aspectos que envolvem o cuidar em UTI, significando o cuidado para o cuidador, compreendendo os aspectos positivos do cuidar e revelando as dificuldades no cuidar. Os resultados revelaram que o cuidar está relacionado a sentimentos antagônicos, além do desgaste mental e físico devido ao estresse; a compreensão do significado do cuidado envolveu aspectos da assistência integral ao paciente, do colocar-se no lugar do outro, dos procedimentos técnico-científicos, do envolvimento da família na assistência e da humanização. Os aspectos positivos do cuidar relacionaram-se ao bem-estar devido à sensação de dever cumprido, reconhecimento e valorização do trabalho. As dificuldades compreenderam as situações de morte, desgaste biopsíquico, surgimento de doenças, estabelecimento de vínculos e o (des) cuidado com o cuidador.

Keywords
  • Cuidados de Enfermagem,
  • Autocuidado,
  • Relações Enfermeiro-Paciente,
  • Unidade de Terapia Intensiva.
Publication Date
Summer April 26, 2013
Citation Information
Everton Fernando Alves. "O Cuidador de Enfermagem e o Cuidar em uma Unidade de Terapia Intensiva / The Nursing Caregiver and the Caring in Intensive Care Units" UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde Vol. 15 Iss. 2 (2013)
Available at: http://works.bepress.com/evertonfernandoalves/16/