Skip to main content
Article
Qualidade de vida de estudantes de enfermagem de uma faculdade privada / Quality of life of undergraduate nursing students from a private university
Revista Brasileira de Qualidade de Vida = Brazilian Journal of Quality of Life (2010)
  • Everton Fernando Alves
Abstract

O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida dos estudantes no curso de Enfermagem de uma faculdade privada. Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e um instrumento de coleta de dados complementares, contendo questões estruturadas. Resultou numa amostra de 192 (cento e noventa e dois) estudantes. O diagnóstico evidenciou que a maioria dos estudantes está „Satisfeitos‟ e „Pouco satisfeitos‟ com a sua qualidade de vida, entretanto identificou a presença de vários problemas que necessitam de atenção dos educadores. Concluiu-se que se faz necessária a formação de um núcleo de estudos interdisciplinar, de pesquisa e extensão sobre Qualidade de Vida (QV), proporcionando apoio aos estudantes no que diz respeito aos aspectos imprescindíveis apresentados no estudo, para melhoria de suas QV. Isto pode preparar e adaptar o futuro profissional à nova etapa de vida que está apenas se iniciando.

Keywords
  • Qualidade de vida,
  • Estudantes,
  • Enfermagem,
  • Quality of life,
  • Students,
  • Nursing.
Publication Date
July, 2010
Citation Information
Everton Fernando Alves. "Qualidade de vida de estudantes de enfermagem de uma faculdade privada / Quality of life of undergraduate nursing students from a private university" Revista Brasileira de Qualidade de Vida = Brazilian Journal of Quality of Life Vol. 02 Iss. 02 (2010)
Available at: http://works.bepress.com/evertonfernandoalves/1/