
Book
Olhares sobre o Território Fluminense: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Economia
(2022)
Abstract
“Olhares sobre o Território Fluminense: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Economia” é um livro de coletânea que reúne artigos oriundos das pesquisas realizadas por estudantes do curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGDT/UERJ) com suas/seus respectivas/os orientadoras/es.
Nesta obra são apresentados os resultados dos estudos, reflexões, debates e ações da turma de 2020 do curso. São trabalhos que enfrentaram grandes desafios impostos pela pandemia de Covid-19 para serem realizados, mas que conseguiram trazer importantes contribuições para o desenvolvimento territorial de Teresópolis, da Região Serrana e de outros territórios fluminenses.
Os artigos construídos pelas/os estudantes em parceria com suas orientadoras e seus orientadores foram apresentados na II Jornada para o Desenvolvimento Territorial e Inovação na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida em novembro de 2021 de maneira remota. Os trabalhos destacam técnicas, conceitos e metodologias das áreas da Cultura, da Educação, do Meio Ambiente e da Economia voltados para a análise de problemáticas e apresentação de propostas capazes de contribuir com o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade de vida dos territórios fluminenses em diferentes escalas.
A cientista política Camila Maura Moreira da Silva e seu orientador Breno nos trazem o artigo “Práticas de incentivo ao desenvolvimento territorial sustentável: o instrumento de PSA no município de Teresópolis” que apresenta uma discussão sobre o instrumento econômico PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – buscando reunir elementos que ajudem a implementá-lo no Município de Teresópolis.
O pedagogo e biólogo Cleiton Evandro Corrêa Pimentel e sua orientadora Marcela do Nascimento Padilha apresentam o trabalho “A importância de uma estrutura pública integrada para responder às situações de emergência e desastres em Teresópolis”, que traz uma proposta de criação de uma estrutura pública integrada, que possa planejar ações permanentes capazes de agir pela prevenção, resposta e reconstrução em situações de desastres visando à proteção e à segurança humana.
Em “Rio, só vendo a vista: o território carioca pela ótica dos patrocinadores do Rock in Rio”, o turismólogo Frederico Augusto Ribeiro da Silva e seu orientador Ricardo Ferreira Freitas trazem uma reflexão acerca do processo de construção de um conjunto de imagens para apresentar um determinado território e inseri-lo dentro da lógica globalista, utilizando-o enquanto uma marca, transformando a sua paisagem em mercadoria a ser vendida. Para tanto utilizam o exemplo da cidade do Rio de Janeiro e do material publicitário do Rock in Rio.
A pedagoga Gizelle Costa Brown traz o trabalho “Banho de Floresta: o espaço natural em benefício da saúde mental” no qual apresenta alguns dos benefícios da atividade Banho de Floresta para a saúde mental das pessoas, sobretudo aquelas constantemente envolvidas com a vida urbana e fora de espaços livres e verdes. O exemplo empírico que utiliza éo da cidade de Teresópolis devido a mesma possuir grandes áreas verdes públicas nas quais se pode praticar o Banho de Floresta.
O trabalho “Histórico de atropelamentos de paca (cuniculus paca linnaeus, 1766) na rodovia Santos Dumont (BR-116), trecho Rio de Janeiro” da bióloga Karina Nunes Serafim, da veterinária Raquel Batista Junger de Carvalho e do orientador Jorge Luiz do Nascimento, nos traz uma reflexão acerca dos impactos provocados pelas rodovias aos ecossistemas naturais, especificamente à fauna silvestre de vertebrados, que sofre com a interferência no seu fluxo natural de deslocamento, podendo levar ao afugentamento e desnorteamento dos animais.
A gestora em Turismo Mariana de Souza Tamandaré Bastos e seu orientador Jorge Luiz do Nascimento apresentam o trabalho “Atrativos turísticos nos bairros Granja Guarani e Pedreira, Teresópolis (RJ), na Zona de Amortecimento do Parnaso” que teve como objetivo realizar uma análise documental das potencialidades para o desenvolvimento do turismo dos bairros da Granja Guarani e Pedreira, localizados na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Em “Desenvolvimento Territorial Sustentável: um estudo na comunidade do entorno do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”, a pedagoga Mônicade Souza Corrêa e seu orientador Rafael Ângelo Fortunato fazem um levantamento e análise de potencialidades para um desenvolvimento territorial local sustentável na comunidade do entorno do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita,no 2º distrito do município, cuja área é de assentamento rural e agricultura familiar.
A geógrafa Roberta Alves de Morais e sua orientadora Marcela do Nascimento Padilha apresentam o artigo “Educação Ambiental na Comunidade: uma proposta no bairro do Caxangá, Teresópolis –RJ” que teve como objetivo levar à comunidade da Ilha do Caxangá, no bairro do Caxangá, em Teresópolis –RJ, uma proposta de educação ambiental crítica, considerando as problemáticas ambientais presentes no local e abordando a relação que os moradores possuem com o território.
Em “Territórios Terapêuticos: o encontro de adolescentes do Programa Bem Me Quer Terê com o Parnaso”, a assistente social Sandra Erli de Azevedo e sua orientadora Marcela do Nascimento Padilha apresentam uma análise das potencialidades das áreas naturais como espaços de promoção da saúde de crianças e adolescentes em acompanhamento terapêutico em virtude de exposição à violência sexual. O exemplo empírico utilizado é o do encontro promovido entre adolescentes do Programa Bem Me Quer Terê, da Prefeitura Municipal de Teresópolis, com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
A psicóloga Viviane Natália Ribeiro Silva de Moraes apresenta seu trabalho “Cidades Cicláveis: mobilidade urbana sustentável por meio de bicicletas no município de Magé/RJ” que teve como objetivo descrever os desafios vivenciados pela população ciclista no município de Magé, Estado do Rio de Janeiro, em relação aos serviços ofertados de mobilidade urbana e identificar a oferta de projetos ciclo-inclusivos na região.
A administradora de empresas Yug Werneck e seu orientador Rafael Ângelo Fortunato apresentam “Uma contribuição do Espaço Inovar e da Rede Brasilidade Solidária para o desenvolvimento sustentável de Teresópolis/RJ” a qual discorre sobre osconceitos de Economia Criativa, Economia Solidária e Responsabilidade Socioambiental, bem como destaca a importância destes para o estímulo a um desenvolvimento sustentável. Como exemplo empírico utiliza as ações promovidas pela Rede Brasilidade Solidáriae o Espaço Inovar, de Teresópolis/RJ.
O livro traz, portanto, importantes reflexões sobre diferentes problemáticas identificadas no território fluminense, buscando apontar possíveis ações que possam mitigar esses problemas a partir das bases teóricas dos campos da Educação, da Cultura, do Meio Ambiente e da Economia, que são os pilares do curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial da UERJ.
Keywords
- Meio Ambiente,
- Políticas Públicas,
- Serra Fluminense,
- Teresópolis
Disciplines
Publication Date
September 16, 2022
Publisher
Editora IOLE
ISBN
978-65-998355-6-8
DOI
https://doi.org/10.5281/zenodo.7086800
Citation Information
LEMOS, Clara Carvalho de; JARDIM, Gabriel de Sena; PADILHA, Marcela do Nascimento (organizadores). Olhares sobre o Território Fluminense: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Economia. Boa Vista: Editora IOLE / Rio de Janeiro: EdTur, 2022 ,377 p.
Creative Commons license

This work is licensed under a Creative Commons CC_BY International License.