Skip to main content
Article
Institucionalização do Sistema Partidário ou Evolução da Competição? Uma Proposta de Interpretação Econômica da Volatilidade Eleitoral
Revista Opinião Pública (2013)
  • Paulo S. Peres, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
Abstract

O índice de volatilidade eleitoral tem sido usado como um indicador empírico do grau de institucionalização dos sistemas partidários. Tal tipo de interpretação acabou restringido seus possíveis significados a uma “leitura sociológica” do fenômeno, vinculada à teoria do desenvolvimento político. Assim, os seguidores desse tipo de abordagem interpretam a volatilidade eleitoral como evidência da instabilidade dos sistemas partidários, da baixa efetividade dos governos e da precariedade do próprio regime democrático. Contudo, esse tipo de interpretação é passível de contestação teórica e metodológica. Sob tal perspectiva, este artigo tem dois objetivos correlacionados; em primeiro lugar, discutir as anomalias lógicas, conceituais e empíricas das interpretações canônicas, e, em segundo lugar, propor uma interpretação alternativa para o índice, abandonando-se o viés sociológico em favor de uma abordagem econômica. Nesse caso, o sistema partidário deve ser concebido como um “mercado eleitoral”, no qual o grau de restrições [regras e recursos] tem peso significativo na dinâmica da “oferta” [partidos disponíveis e política oferecidas e/ou executadas] e da “demanda” [eleitores individuais, classes econômicas, grupos étnicos, lingüísticos ou religiosos e todo o tipo de clivagens sociais], e a volatilidade eleitoral reflete os movimentos desse mercado.

Keywords
  • Volatilidade Eleitoral,
  • Sistema Partidário,
  • Metodologia da Ciência Política
Disciplines
Publication Date
June, 2013
Publisher Statement
Texto submetido à avaliação para publicação em uma revista científica. Aqui é disponibilizado apenas um fragmento do texto, cuja íntegra poderá ser acessada quando de sua publicação. Na ocasião, serão dadas as devidas referências para acesso ao artigo completo.
Citation Information
Paulo S. Peres. "Institucionalização do Sistema Partidário ou Evolução da Competição? Uma Proposta de Interpretação Econômica da Volatilidade Eleitoral" Revista Opinião Pública Vol. 19 Iss. 01 (2013)
Available at: http://works.bepress.com/pauloperes/20/