Skip to main content
Contribution to Book
O desenvolvimento urbano de Quito entre suas crises urbanas mais recentes
Espaço & Debates (1985)
  • Fernando Carrión Mena
Abstract

O desenvolvimento urbano de Quito apresenta, durante o último século, dois momentos cruciais: o primeiro, que vai desde a revolução liberal até o pós-guerra, caracterizado como um processo de transformações de notável envergadura e importância e o segundo, o único comparável em magnitude com o anterior, que se vive desde a modernização capitalista da década dos sessenta até hoje. Sem dúvida alguma, estes períodos deixaram profundas marcas no desenvolvimento posterior da cidade, a ponto de que o estudo e/ou planejamento de Quito atual e imediatamente futuro não podem desconhece-Ios sob nenhum pretexto.

A origem de cada um destes períodos pode ser definida, por suas características intrínsecas, como períodos de aguda crise urbana, tendo em cada momento um maior ou menor grau de intensidade e diversidade, atendendo a circunstâncias históricas das quais são parte constitutivas. Isto é, em relação as mudanças que se operam ao nível da lógica de acumulação/dominação imperante, ao papel de Quito no processo de urbanização geral do país, as características que assume a "forma de organização territorial" na cidade, etc.

Se é verdade que os limites históricos (as crises urbanas) que marcam o período de abrangência deste trabalho são importantes, n[o é menos correto que o período de transição urbana é, em si mesmo, de tamanha riqueza, que, sem dúvida, seu esclarecimento permitirá mostrar e reconstruir a atual situação e os futuros caminhos do desenvolvimento (sub-desenvolvimento) urbano da cidade. Em conseqüência, o período inter crise assume tanto ou mais relevância que os próprios momentos de crise urbana: e o faz de tal modo que, ao mesmo tempo que expressa a saída crise imediatamente anterior, gesta as condições, características e componentes da crise urbana posterior.

Daí que o presente estudo "O desenvolvimento urbano de Quito entre suas crises urbanas mais recentes" se apresenta com a intenção expressa de: por um lado, abordar a construção dos processos reais sobre os quais se apóia a lógica do desenvolvimento urbano de Quito, e por outro lado e de maneira concomitante, entrar na discussão de a1guns aspectos teóricos da questão urbana.

Para este efeito, se apresentará a análise sob urna estrutura expositiva que segue a evolução histórica: apresentação dos períodos principais com seus traços característicos sobre a base das definições de crise e transição urbana, da forma de organização territorial, das políticas urbanas principais (o papel e o planejamento), os setores sociais beneficiados em cada um dos momentos históricos, entre outros. Finalmente e a guiza de conclusões, se apresentarão alguns elementos prospectivos e certas reflexões teóricas extraídas das experiências analisadas.

Devo advertir que o estudo que apresentamos se encontra em fase preliminar de urna pesquisa maior, que neste momento o Centro de Investigaciones CIUDAD realiza. Por isso peco ao leitor que tenha em conta o caráter do artigo, para, em função deste, desenvolver urna crítica que permita superar as falhas do trabalho.

Keywords
  • desenvolvimento urbano,
  • Quito,
  • crises urbanas
Publication Date
1985
Editor
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos
Publisher
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos
Publisher Statement
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos
Citation Information
Fernando Carrión Mena. "O desenvolvimento urbano de Quito entre suas crises urbanas mais recentes" São PauloEspaço & Debates Vol. 16 (1985)
Available at: http://works.bepress.com/fernando_carrion/138/