Skip to main content
Contribution to Book
A pesquisa urbana no Equador
Espaço & Debates (1988)
  • Fernando Carrión Mena
Abstract

É relativamente difícil precisar a origem cronológica de um campo ou área de conhecimento de um país determinado. Ainda mais se tem em conta que tanto a constituição teórica de um campo de conhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais, como o objeto empírico de estudo é anterior a sua constitui9ao teórica. Isto é, precede-a e é uma condição necessária porém insuficiente. Para o nosso caso, este objeto é a "cidade", que historicamente existe no Equador, segundo algumas hipóteses desde á conquistam espanhola (Carrión, F. 1986); no entanto um pensamento relativamente consistente sobre ela recém se inicia quando o processo de urbanização encontra-se constituído (Carrión, F. 1986). Mas, este é um pensamento onde a cidade ainda não aparece claramente delineada com particularidades próprias e é tratada mais propriamente de forma indireta pelos historiadores, filósofos, novelistas.

As visões de cidade que daí sobressai, todavia, são elementares, onde a implicação de métodos, conceitos e técnicas de caráter "científico" ainda não aparece. A cidade é concebida "setorialmente", como cenário de' acontecimentos ou simplesmente como um adereço a interpretações 'provenientes de outros campos. Vale dizer, constituída a partir de sua presença indireta como "variável dependente". Podem-se apontar alguns exemplos ilustrativos como os de Vargas sobre arte, de Andrade sobre política, de certos viajantes sobre o cotidiano, de literatos sobre a cultura (Icaza) ou a violência (Gallegos Lara), entre outros.

Na década de quarenta o pensamento sobre a cidade equatoriana redefine-se, graças aos "precursores" da "investigação urbana" no Equador, os arquitetos Gatto Sobral e Jones Odriozzola, uruguaios de nascimento, que trazem as teorias do urbanismo moderno e do funcionalismo próprias dos congressos de arquitetura moderna (CIAM); esta redefinição tem por base a realização de estudos que sam a formulação dos denominados planos reguladores em 'algumas cidades equatorianas: Quito, Latacunga, Ibarra, entre outras. Desta maneira, mais do que apresentar resultados de investigações urbanas propriamente ditas, o que se prefigura é uma imagem desejada de cidade: ainda que tal, infelizmente, relacione-se mais com os modelos ideal-espacialistas trazidos do exterior do que com a realidade urbana existente no país...

Keywords
  • pesquisa urbana,
  • Equador,
  • investigação urbana
Disciplines
Publication Date
1988
Editor
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NERU)
Publisher
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NERU)
ISBN
0101-5621
Publisher Statement
Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NERU)
Citation Information
Fernando Carrión Mena. "A pesquisa urbana no Equador" São PauloEspaço & Debates (1988)
Available at: http://works.bepress.com/fernando_carrion/129/